Como a inteligência artificial pode promover a inclusão e a diversidade? Quando o assunto é IA, as respostas nem sempre são óbvias. Mas o que temos observado é que essa poderosa ferramenta também pode ajudar a lidar com grandes questões sociais, embora ela não seja uma solução livre de desafios.
O problema dos dados
A relação entre a inteligência artificial e a inclusão é complexa, controversa e muito debatida. Entre todas essas discussões, existe um argumento importante sobre por quê essa tecnologia muitas vezes traz mais danos do que benefícios à pauta da diversidade.
Esse argumento é relacionado aos dados utilizados para treinar modelos de IA, que podem ser enviesados e produzir resultados do mesmo tipo, se não forem tomadas medidas para mitigar esses riscos. Por exemplo, há casos famosos em que a IA reproduziu estereótipos de gênero ao gerar imagens de profissões que, no passado, eram associadas a apenas homens ou mulheres.
Assim, mesmo que o processo de tomada de decisão da IA seja teoricamente imparcial, por ser baseado em dados e não opiniões, ele se torna tendencioso se os dados subjacentes tiverem preconceitos embutidos.
Usos da IA na inclusão
Diante desses desafios, o que podemos fazer?
A resposta é: bastante coisa. Assim como na maioria dos debates que envolvem IA, temos que buscar a solução partindo da noção de que essa tecnologia veio para ficar. É necessário operar dentro das suas regras e saber utilizá-la para, então, poder moldá-la de forma benéfica à sociedade.
Sendo assim, apesar dessas dificuldades, a IA apresenta um enorme potencial para promover a inclusão e a diversidade na sociedade através de ferramentas estratégicas. Alguns exemplos incluem:
Inclusão através da transcrição de áudios e vídeos
Pessoas com deficiência auditiva podem ter acesso a conteúdo audiovisual, como vídeos e podcasts, por meio de transcrições geradas automaticamente por IA. Essa funcionalidade permite que informações essenciais sejam acessíveis a todos, independentemente de suas capacidades auditivas.
A Celeste é uma excelente plataforma de transcrição de áudios e vídeos com IA. Ela oferece alta precisão, velocidade e aceita 6 idiomas diferentes, ajudando a ampliar o acesso a informações. Além disso, ela conta com recursos adicionais de geração automática de resumos e comentários a partir da transcrição, que facilitam a compreensão do conteúdo.
Para testar gratuitamente, basta clicar aqui.
Aprendizado personalizado com IA
Plataformas de aprendizado online podem se beneficiar do uso de IA para ajustar automaticamente o ritmo e a dificuldade do conteúdo com base no progresso de cada aluno. Se um aluno está lutando com um conceito específico, por exemplo, ela pode fornecer explicações, exercícios e recursos suplementares para reforçar a compreensão.
Além disso, em termos de user experience, a IA também pode permitir o ajuste de tamanho de fonte, adicionar cores contrastantes, e fornecer suporte para dispositivos assistivos nessas plataformas.
Melhorias em processos seletivos com IA
Em processos seletivos, a IA pode analisar descrições de vagas para identificar e remover linguagem que possa ser tendenciosa ou excluir determinados grupos de candidatos.
Além disso, essas ferramentas podem auxiliar em processos de contratação às cegas, ocultando informações demográficas dos currículos e permitindo que os candidatos sejam avaliados apenas por suas habilidades e qualificações.
Em muitos casos onde a inteligência artificial gera problemas, ela também pode ser a solução. Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser usada como uma ferramenta para inclusão. À medida que mais pessoas adotam e se apropriam dessa tecnologia, sua utilidade e benefícios para a sociedade aumentam significativamente.
Esse, afinal, é um dos grandes benefícios da diversidade.