Saiba como pesquisar com IA

Ferramentas como Gemini e Perplexity AI podem responder perguntas com precisão, mas têm algumas limitações

Picture of Por Isabella
Por Isabella

O Google não precisa ser mais a sua única ferramenta de pesquisa na internet. Os chatbots impulsionados por inteligência artificial têm se tornado cada vez mais úteis na busca por informações específicas, e chegam a superar as ferramentas tradicionais quando o assunto é esclarecimento sobre algum assunto e utilização de linguagem natural.

A seguir, saiba mais sobre como pesquisar com IA. 

Ferramentas para pesquisar com IA

Como pesquisar com IA - ChatGPT

1. ChatGPT

O ChatGPT é provavelmente o chatbot mais famoso de todos. Ele utiliza modelos de linguagem avançados para gerar respostas de texto às perguntas dos usuários, podendo ser utilizado para realizar pesquisas interativas e fornecer insights sobre uma ampla gama de tópicos. 

Em sua versão gratuita, ele não possui acesso à Internet, o que limita o seu conhecimento até eventos que ocorreram em setembro de 2021. 

Como pesquisar com IA - Gemini

2. Gemini

O Gemini, anteriormente conhecido como Bard, é um chatbot desenvolvido pelo Google, baseado na família de modelos de linguagem LaMDA. Foi criado como uma resposta direta ao ChatGPT, e também pode gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder a perguntas de forma informativa.

Diferentemente do ChatGPT, ele tem acesso à Internet disponível gratuitamente. 

Como pesquisar com IA - PerplexityAI

3. Perplexity

O Perplexity AI é um chatbot de pesquisa com tecnologia de IA que fornece respostas detalhadas e informativas às perguntas dos usuários. As informações fornecidas são atualizadas e acompanhadas das suas devidas fontes, graças à sua integração com Google, Bing e Baidu. Foi considerado o primeiro mecanismo de busca “conversacional”.

Como pesquisar com IA - Phind

4. Phind

O Phind é um motor de busca projetado especificamente para responder a perguntas relacionadas a programação e desenvolvimento de software. Ele fornece explicações e trechos de código relevantes para solucionar os problemas do usuário, utilizando uma linguagem simples de entender.

Limitações de pesquisas com IA

Embora as ferramentas de pesquisa baseadas em IA sejam incrivelmente úteis, elas têm suas limitações. A incapacidade de algumas ferramentas acessarem a internet em tempo real é uma delas, já que pode inviabilizar a capacidade de fornecer informações atualizadas. 

Além disso, a confiabilidade das informações também é uma preocupação, já que os modelos de linguagem podem halucinar e apresentar respostas enviesadas, influenciadas pelos dados utilizados em seu treinamento. Por isso, verificar as informações em várias fontes ainda é uma prática prudente e indispensável.

Outras alternativas de pesquisas com IA

Às vezes, a informação que você precisa não está disponível na internet, pois ela se refere a algo específico do seu trabalho ou dia a dia. Ainda assim, existem ferramentas de IA que ajudam a registrar essas informações e facilitar a sua busca posteriormente.

A Celeste oferece uma ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos que permite registrar reuniões, entrevistas, palestras e conversas com velocidade e precisão. Essas informações ficam então disponíveis de forma precisa em formato de texto, e podem ser mais facilmente acessadas e compartilhadas. 

Para testar gratuitamente, é só clicar aqui.

Lembre-se: a IA é uma ferramenta poderosa, mas não substitui o senso crítico e a avaliação criteriosa das informações. Sempre utilize as ferramentas de IA de forma ética e responsável, considerando seus vieses e potenciais impactos. Se possível, combine o seu uso com métodos tradicionais de pesquisa para obter resultados completos e confiáveis.

 Junte-se a mais de 10 mil pessoas que já usam a Celeste! 

 A Celeste é uma plataforma de inteligência artificial que transcreve e analisa informações de arquivos de áudio e vídeo. 

 Teste grátis: www.celeste-ai.com 

Inscreva-se e receba as últimas novidades em IA diretamente no seu email!

Ao continuar você entende e aceita as condições de tratamento dos seus dados.

Veja também no nosso blog